ÍNDICE

Firewall para uma Rede interna
Firewall com DMZ
Explicações sobre Firewall
Entendimento do Firewal
Firewall Simples para uma rede interna
Repasses da rede interna
Backups

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Firewall - Criação da Máquina Virtual

O intuito inicial deste firewall é somente fazer a interligação básica das máquinas da rede interna com o mundo externo como mostrado na figura abaixo.



Criação da Máquina Virtual

Vamos criar uma máquina virtual a partir do VirtualBox baseada em uma imagem ISO da versão Linux CentOS. Primeiramente execute o VirtualBox e adicione a imagem ISO do Linux. Para isso escolha no menu a opção Arquivo e depois Gerenciador de Discos Virtuais, aba Imagens de CD/DVD. Clique em Acrescentar e escolha a imagem isso desejada. Após a inclusão da imagem ISO clique em ok.



Agora podemos criar a máquina virtual, para isso clique em Novo e aparecerá a seguinte tela.



Coloque um nome para a máquina virtual, escolha o tipo de sistema operacional e a versão do sistema operacional. Os dados da máquina virtual ficaram armazenados no diretório “.VirtualBox/Machines” dentro do diretório do usuário. No nosso caso a máquina virtual terá como nome firewall, sistema operacional Linux, e a versão será Red Hat  (pode ser 32 ou 64 bits, depende da imagem do seu Linux).



Coloque a quantidade de memória que for utilizar. Vamos colocar 384MB der memória para que o instalador em modo gráfico seja iniciado, caso tenha pouca memória será iniciado o instalador em modo texto.



Agora será criado o disco rígido virtual. Será criado um arquivo com a extensão .vdi e estará armazenado no diretório “.VirtualBox/HardDisks”.



Neste ponto será iniciado o assistente para criação do disco rígido.



O tipo de armazenamento do disco rígido escolhido será expansível, deste modo o arquivo referente ao disco rígido irá aumentando conforme a necessidade até o tamanho máximo que fixarmos.



Por padrão o arquivo .vdi é armazenado no diretório .VirtualHosts/HardDisks, mas neste caso eu alterei para armazenar em outro local. Pode deixar no diretório padrão. O nome será colocado automático baseado no nome da máquina virtual que foi dado no começo, mas pode também ser alterado. Colocaremos um disco rígido de 3GB.



Será apresentado um sumário das nossas configurações para o disco rígido.



Posteriormente teremos um resumo da nossa máquina virtual.



Quando finalizarmos iremos retornar a tela inicial do VirtualBox onde será mostrado a nossa máquina virtual.



Agora precisaremos adicionar uma placa de rede adicional e a imagem ISO para a instalação, para isto clique em Configurações.



Clique em Armazenamento. Irá aparecer a unidade de CD como vazio. Clique na caixa de seleção Drive cd CD/DVD e escolha imagem ISO.






Após selecionada imagem ISO do Linux clique em Rede. Irá aparecer quatro abas disponíveis para placas de rede. Por padrão a máquina virtual é criada somente com uma placa de rede trabalhando no modo NAT. Altere no Adaptador 1 o valor de Conectado a: para Placa em modo Bridge, mas lembre de escolher o nome da interface a qual estará ligado, senão a interface de rede da máquina virtual não irá pegar um ip de sua rede.



Clique na aba Adaptador 2 e depois em Habilitar Placa de Rede. Escolha Rede Interna para Conectado a. Agora pode clicar em OK e irá voltar para a tela inicial do VirtualBox.



Na tela inicial teremos do lado direito o resumo dos componentes de nossa máquina virtual.


Nenhum comentário:

Postar um comentário